Renovação Carismática Católica
Ministério Jovem
Apostila de Dinâmicas
2013
Ministério Jovem – Almenara
Índice
Introdução..............................................................................................................................5
Curiosidades..........................................................................................................................6
Dinâmicas de Apresentação..................................................................................................7
1 - Jogos Comunitários......................................................................................................7
2 - Dinâmica do Nome.......................................................................................................7
3 - Dinâmica do "Rolo de Barbante"..................................................................................7
Dinâmicas de Reflexão..........................................................................................................8
1 - Juventude e Comunicação...........................................................................................8
2 - Painel Integrado...........................................................................................................8
3 - Nós e meu grupo..........................................................................................................8
4 - A palavra que transforma.............................................................................................9
5 - Testemunho de fé.......................................................................................................10
6 - Fé e Vida....................................................................................................................10
7 - Dinâmica do Desafio..................................................................................................10
8 - Dinâmica do Amor......................................................................................................11
9 - Dinâmica: "Convivendo com Máscaras"....................................................................11
10 - Dinâmica: "dos problemas"......................................................................................12
11 - Dinâmica: "das diferenças".......................................................................................12
12 - Dinâmica: "Auxílio mútuo"........................................................................................13
13 - Dinâmica: "DNA/Herança Genética"........................................................................13
14 - Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"...........................................................14
15 - Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"..............................................................14
16 - Dinâmica: "da rosa"..................................................................................................14
17 - Dinâmica: "sonhos"..................................................................................................15
18 - Dinâmica: "Patinho Feio"..........................................................................................15
19 - Dinâmica: "do deficiente visual"...............................................................................15
20 - Dinâmica: "da inteligência".......................................................................................15
21 - Dinâmica: "da folha de revista"................................................................................15
22 - Dinâmica: "do balão"................................................................................................16
23 - Dinâmica: "da Bexiga"..............................................................................................16
24 - Dinâmica: "Construindo uma fogueira"....................................................................17
25 - Dinâmica da "Caça ao tesouro"...............................................................................17
26 - Dinâmica: “União de uma Equipe”...........................................................................17
3Ministério Jovem – ES
Dinâmicas de Integração.....................................................................................................18
1 - Anjos da Guarda.........................................................................................................18
2 - O Presente..................................................................................................................18
3 - Dinâmica do "O que você parece pra mim..."............................................................20
4 - Dinâmica "Tiro pela Culatra".....................................................................................20
5 - Dinâmica do Emboladão............................................................................................20
6 - Dinâmica do "João Bobo"...........................................................................................21
7 - Dinâmica da "Sensibilidade".......................................................................................21
8 - Dinâmica da "Qualidade"............................................................................................22
9 - Dinâmica: do 1, 2, 3....................................................................................................22
10 - Dinâmica: "Recital das Almas Gêmeas"..................................................................22
11 - Dinâmica: "Sombra".................................................................................................22
12 - Dinâmica: "Salada de Frutas"..................................................................................23
13 - Dinâmica: "Descobrindo as qualidades"..................................................................23
14 - Dinâmica: "do General"............................................................................................23
15 - Dinâmica: "Toca do coelho".....................................................................................24
16 - Dinâmica: "do abraço"..............................................................................................24
Outros...................................................................................................................................25
1 - Dinâmica do "Mestre".................................................................................................25
2 - Dinâmica do "mímica"................................................................................................25
3 - Dinâmica do "Pegadinha do Animal"..........................................................................25
4 - Dinâmica: A História da "Máquina Registrada"..........................................................25
5 - Dinâmica: Sorriso Milionário.......................................................................................26
6 - Dinâmica: "Cabra cega no curral"..............................................................................27
7 - Dinâmica: "do papel"..................................................................................................27
8 - Dinâmica: "da Pergunta Certa"..................................................................................27
9 - Dinâmica: "do objeto pessoal"....................................................................................28
10 - Dinâmica: "da calha"................................................................................................28
11 - Dinâmica: "da confiança"..........................................................................................28
Ministério Jovem – Almenara
Introdução
É com muito alegria, que a partir de muita oração e trabalho coletivo, conseguimos
organizar esta apostila com algumas dinâmicas, que tem por objetivo, contribuir e apoiar
nossa missão para um processo de evangelização mais eficaz, seja através de
pregações, reuniões, encontros, dentre outros.
Como sabemos existe no jovem a necessidae de se expressar, de se movimentar, de
interagir com o outro. Por isso as dinâmicas podem ser usadas como uma estratégia de
conquistar a atenção do jovem na hora da evangelização.
Essas dinâmicas foram pesquisadas e selecionadas a partir de apostilas, sites, revistas
etc, e encontra-se dividida em dinâmicas de apresentação, dinâmicas de reflexão,
dinâmicas de integração e outras.
Amados, deixar Deus falar e se abrir ao Espíriro para ouvir o que Deus quer de nós, é
fundamental. Por isso queremos lembrar que acima de todas as dinâmicas propostas, a
mais importante é aquela que é sucitada no Espírito Santo, através de nossas orações de
preparação para nossos encontros.
Contudo esperamos que esta apostila possa ajudá-los nessa missão tão importante
concedida por Deus.
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e envioume para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de
coração”
(São Lucas 4,18)
Curiosidades
O que é dinâmica?
A palavra dinâmica vem do grego (dinamike) e significa força, logo é um conjunto de
forças que visa o desenvolvimento de algo.
Onde surgiu?
Ainda no período paleolítico, segundo alguns pesquisadores, já é possível detectar em
registros nas cavernas, desenhos de crianças utilizando armas na simulação e
brincadeiras de guerras, imitando seus pais.
Na Idade Média, essas “brincadeiras”, passam a simular situações como as de guerras.
Eram entregues as crianças arcos e flexas, e eram realizados jogos como “cabo-deguerra”.
O conceito de dinâmica de grupo que temos hoje, surgiu nos Estados Unidos na década
de 30, tendo inicialmente como intuito estudar o comportamento humano em sua
coletividade. Os fatores que contribuíram para que isso pudesse ocorrer, foram as
condições culturais e econômicas, além do forte investimento na área das Ciências
Sociais.
Por que a dinâmica é importante em uma palestra/pregação?
A brincadeira na vida do ser humano ainda na fase da infância, é importante pois contribui
para que este seja capaz de construir o conceito do real, conhecer a si mesmo, ter
capacidade de abstração, contribuindo até mesmo para a formação de sua
personalidade, dentre outras coisas.
Geralmente as brincadeiras escolhidas são as que permitem a imitação de algo ou
alguém. O ato deste imitar o outro, funciona como se fosse um treino para o convívio com
seu meio social, seja ele em seus aspectos culturais, religiosos, econômicos, morais e
etc. Por exemplo: uma menina que brinca de boneca treina para sua maternidade.
Um facilitador para isso é a questão do indivíduo está usando o prórpio corpo na
brincadeira, fazendo assim com que ele acabe “incorporando” aquilo que está imitando,
facilitando consideravelmente assim sua aprendizagem. Por isso as dinâmicas são
importantes, pois acabamos “incorporando” também o tema que nos será proposto ou que
vamos propor.
Através dela, o indivíduo fará parte do processo e não simplesmente irá assisti-lo.
Além disso a dinâmica acaba estimulando outros órgãos dos sentidos, não só apenas a
audição e/ou o olhar, o que geralmente utilizamos mais em uma palestra.
Quanto mais seu corpo interage com o ambiente, mais facil será a absorção e retenção
de informações, o que tornará a palestra ou pregação mais prazerosa para quem estiver
ouvindo, logo mais eficiente será o processo de evangelização.
Dinâmicas de Apresentação
1 - Jogos Comunitários
Objetivo: Descontrair e ao mesmo tempo ajudar a memorizar o nome dos outros
participantes.
Material: uma flor.
Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na
mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhor... (diz o nome da pessoa),
receba esta flor que o senhor... (diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou.
E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer à mesma coisa. Quem trocar ou esquecer
algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando
tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem
chamá-lo pelo nome do bicho.
O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais
rápido se faz a entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.
2 - Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para gravação dos nomes de cada
um. Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou
no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em
seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.
Variação: Essa dinãmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da
pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome,
com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto...
e assim por diante. Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização.
Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8o deve
começar um outro ciclo de 1-Ó8pessoas.
3 - Dinâmica do “Rolo de Barbante”
Os participantes devem estar em círculo. O material utilizado será um rolo grande de
barbante. O primeiro participante deve, segurando a ponta do barbante, jogar o rolo para
alguém, antes de jogar, deve dizer seu nome, o que gosta mais, etc. Segurando a ponta
do barbante joga para outra pessoa que repete a mesma coisa até que todos tenham se
apresentado.
Ao final torna-se uma "teia" grande. Essa teia serve para que de forma subjetiva, mostrar
como que precisamos uns dos outros. Se um solta a ponta, a teia vai desmanchando. E
como nossa vidas vão se entrelaçando a medida que vamos conhecendo o outro e
permitindo que ele faça parte de nossa vida. Essa dinâmica pode ser feita com diversos
objetivos e pode ser utilizada também em festas e eventos como o Natal e festas de fim
de ano, mudando as perguntas por exemplo, de forma que leve cada um a refletir sobre
como foi o ano que passou etc...
Dinâmicas de Reflexão
1 – Juventude e Comunicação
Objetivo: Criar comunicação fraterna e madura.
Desenvolvimento: distribuir aos participantes papéis e convidá-los a fazer um desenho de
um homem e uma mulher.
Anotar na figura:
Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram. Diante da boca: 3
expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida. Diante da
cabeça: 3 idéias das quais não abre mão. Diante do coração: 3 grandes amores. Diante
das mãos: ações inesquecíveis que realizou. Diante dos pés: piores enroscadas em que
se meteu.
Colocar em plenário:
– Foi fácil ou difícil esta comunicação? Por quê?
– Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?
– Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por quê?
– Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si
mesmo? Por quê?
Iluminação bíblica: Marcos 7, 32-37
2 – Painel Integrado
Objetivo: Trabalhar no "grupão" em equipes de forma prática, desenvolvendo a
comunicação e reflexão dispensando o plenário e a centralização do encontro numa só
pessoa.
Desenvolvimento:
Dividir o grupão em equipes da seguinte forma:
– Num grupo com 16 pessoas, poderá dividir em 4 equipes de 4 pessoas.
– Cada participante da equipe receberá uma letra: a, b, c, d.
– As equipes receberão o tema a ser debatido e perguntas propostas.
– Após terem refletido sobre o tema serão formadas novas equipes.
– Os que tiverem a letra "a" formarão uma nova equipe. O mesmo acontecerá com
os que tiverem a letra b, c, d.
– Agora todos partilharão o que foi debatido nas equipes anteriores.
– No final da dinâmica todos os participantes deverão ter tomado conhecimento de
todas as reflexões feitas.
3 – Nós e meu grupo
Objetivo: Avaliar o grupo e a contribuição de cada um de seus membros.
Desenvolvimento: Cada um responde em particular às perguntas:
– Que me agrada no grupo?
– Que não me agrada?
– Que recebo dele? O que deixaria de ganhar se ele se acabasse?
– Que recebo de cada pessoa?
– Que ofereço ao grupo?
– Qual foi a maior tristeza?
Cada um responde o que escreveu. É importante ressaltar que não se trata de discutir em
profundidade, mas principalmente de se escutarem reciprocamente. Depois de ouvir todo
mundo, fazer uma discussão do que fazer para que o grupo melhore.
4 – A palavra que transforma
Objetivo: Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUS em
nossas vidas.
Material: uma bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, uma esponja e
umas vasilhas com água.
Desenvolvimento:
– Explicar que a água é a Palavra de Deus e os objetos somos nós.
– Dê um objeto para cada pessoa.
– Colocar 1º a bolinha de isopor na água.
– Refletir: o isopor não afunda e nem absorve a água. Como nós absorvemos a
Palavra de Deus? Somos também impermeáveis?
– Mergulhar o giz na água.
– Refletir: o giz retém a água só para si, sem repartir. E nós?
– Encher de água o vidrinho de remédio. Despejar toda a água que ele se encheu.
– Refletir: o vidrinho tinha água só para passar para os outros, mas sem guardar
nada para si mesmo. E nós?
– Mergulhar a esponja e espremer a água.
– Refletir: a esponja absorve bem a água e mesmo espremendo ela continua
molhada.
Iluminação Bíblica: Is 40,8; Mt 7,24; 2Tm 3,16.
5 – Testemunho de fé
Objetivo: Mostrar que a fé (e o crescimento nela) é profundamente social.
Material: Uma bíblia para cada grupo.
Desenvolvimento: O animador orienta os participantes: Na nossa vida cotidiana, nos
encontramos constantemente com pessoas que exercem uma influência grande sobre a
nossa vida. Esta influência tanto pode ser positiva como negativa. o que se deve fazer
diante da consciência desse fato?
Depois disso, cada um, em particular, identifica entre seus amigos, vizinhos, parentes:
quantos realmente crêem? Quantos são católicos não praticantes? Quantos mudaram de
religião nos últimos tempos? Quantos vivem a fé, apenas seguindo os mandamentos ao
pé da letra? Ainda em particular, cada um coloca por escrito os testemunhos de fé que
encontrou em sua vida. A respeito de cada testemunho de fé que encontrou, analisar as
repercussões que tiveram, dentro de si, mesmo. Em grupo de 4 pessoas, compartilhar as
reflexões pessoais. Trata-se de identificar os elementos comuns. Em seguida, lêem os
textos: Jo 3,21 - Mt 7,21 - Tg 1,22 - Jo 9,1-38 - Lc 5,5 - Mt 15,21-28. Aprofundar a relação
entre os testemunhos escutados e os textos estudados. Tiram suas conclusões para levar
à plenária.
6 - Fé e Vida
Objetivo: Mostrar que a fé deve estar ligada com a realidade e participação da
comunidade.
Material: 3 copos com água e 3 efervescentes(EÓx.: Sonrisal).
Desenvolvimentos: O Sonrisal é a nossa fé, o copo com água é a comunidade. No 1º
copo colocar o sonrisal fechado no lado de fora do copo. Será que nossa fé não está igual
o sonrisal, fechado e alheio à comunidade? Será que nossa fé não está alienada? No 2º
copo colocar o sonrisal fechado dentro do copo. O sonrisal está na água, mas não se
mistura. Nós estamos dentro da Comunidade, mas será que não estamos fechados ao
próximo que nos pede ajuda? Será que não vivemos uma fé individualista? Abrir um
sonrisal e misturar com a água do 3º copo. O sonrisal irá se misturar com água e se
transformará em remédio. Nossa fé dever ser transformadora, inserida na comunidade,
deve estar ligada à ação. "A FÉ SEM OBRAS É MORTA".
7 - Dinâmica do Desafio
Material: Caixa de bombom enrolada para presente
Procedimento: colocar uma música animada para tocar e vai passando no círculo uma
caixa(no tamanho de uma caixa de sapato, explica-se para os participas antes que é
apenas uma brincadeira e que dentro da caixa tem uma ordem a ser feita por quem ficar
com ela quando a música parar. A pessoa que vai dar o comando deve estar de costas
para não ver quem está a caixa ao parar a música, daí o coordenador faz um pequeno
suspense, com perguntas do tipo: tá preparado? você vai ter que pagar o mico viu, seja
lá qual for a ordem você vai ter que obedecer, quer abrir? ou vamos continuar? Inicia a
música novamente e passa novamente a caixa se aquele topar em não abrir, podendo-se
fazer isso por algumas vezes e pela última vez avisa que agora é para valer quem pegar
agora vai ter que abrir, Ok? Esta é a última vez, e quando o felizardo o fizer terá a feliz
surpresa e encontrará um bombom com a ordem 'coma o chocolate'.
Objetivos:essa dinâmica serve para nós percebermos o quanto temos medo de desafios,
pois observamos como as pessoas têm pressa de passar a caixa para o outro, mas que
devemos ter coragem e enfrentar os desafios da vida, pois por mais dificil que seja o
desafio, no final podemos ter uma feliz surpresa/vitória.
8 - Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo: Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem
estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem
nenhuma ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu
coração era o mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu
coração é o mais bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por
isso mesmo seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as
pessoas que ele amou e que o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do
moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho." Após contar o texto distribuir
um recorte de coração (chamex do brado ao meio e cortado em forma de coração),
revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar
dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Depois cada um
vai receber um coração menor e será instruído que dentro dele deverá escrever o que
quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. O meu coração
está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o grupo a trocar os corações, entregar
o seu coração a outro.
9 - Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”
Objetivo: Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material: Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de
churrasco.
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara
com os materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que
cada um se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que
mais se identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de
usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e
fazer um mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo
para lhe dizer o que vê atraz de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo.
7. Fechamento da vivência.
10 - Dinâmica: “dos problemas”
Material: Bexiga, tira de papel
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel
dentro (que terá uma palavra para o final da dinâmica), o facilitador dirá para o grupo que
aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no nosso dia-a-dia(de acordo com a
vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas, competições, inimizade, etc.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as
diversas partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e
sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou
no centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos
voltem ao círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando
sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu. Depois destas colocações, o facilitador dará os
ingredientes para todos os problemas, para mostrar que não é tão dificil
resolvermos problemas quando estamos juntos. Ele perdirá aos participantres que
estorem as bexigas e peguem o seu papel com o seu ingrediente, um a um
deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra significa
para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança,
cooperação, apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer,
tranquilidade, troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo)
11 - Dinâmica: “das diferenças”
Material: Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um
rosto com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes.
continuem o desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre
que não se pode tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar.
Todos mostram seus desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum
desenho igual ao outro, portanto, todos percebem a mesma situação de diversas
maneiras, que somos multifacetados, porém com visões de mundo diferentes, por este
motivo devemos respeitar o ponto de vista do outro.
12 - Dinâmica: “Auxílio mútuo”
Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material: Pirulito para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes
comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não
pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão
esquerda fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta
(braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a
mão esquerda. O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte
orientação: sem sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até
que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma:
oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão
oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e
continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que
tem como fundamento maior dar abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro
para chegar a algum objetivo e de é ajudando ao aoutro que seremos ajudados.
13 - Dinâmica: “DNA/Herança Genética”
Objetivo: Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material: 1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera.
Procedimento: Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos
parentes mais próximos. Às vezes um comportamento ou atitude revela uma
característica do avô, do pai, da tia... Este exercício irá promover no grupo uma
apresentação grupal a partir das qualidades da árvore genealógica de cada um. Entregue
uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com sendo
A, B, C e D.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha
que percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e
uma falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a
principal qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as
qualidades e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem
herdou. Escrever também na folha o nome e a idade. Após o término dos desenhos, o
coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar sobre suas heranças.
Análise:
A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de
vida pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos
do espaço social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja
possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?
14 - Dinâmica: “O feitiço virou contra o feiticeiro”
Objetivo: não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
Material: papel e caneta
Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que
gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem
escrito, o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que
escreveu.
"Não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"
Respeito ao próximo.
15 - Dinâmica: “Para quem você tira o chapéu”
Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu
para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em
qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de
chamar o próximo participante. Esta dinâmica serve para que possa ser trabalhado a auto
estia da pessoa. Levá-la a refletir sobre o quanto ela é importante.
16 - Dinâmica: “da rosa”
Objetivo: despertar a atitude em preservar o que temos (amigos, família, estudo, etc)
Materiais: uma flor (rosa) natural
Procedimento: fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final
sobrará apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será
que podemos consertar o que fizemos?
Essa é uma dinâmica para refletirmos nossas atitudes diante do outro. Pelas vezes que
mesmo sem querer acabamos machucando o próximo. Pode ser trabalhada também,
como o nosso coração vai aos poucos sendo destruído pelo pecado.
17 - Dinâmica: “sonhos”
Objetivo: Aprender a respeitar o sonhos dos outros
Materiais: balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.
Procedimento: O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar
e colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito
de dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem
estar juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos
outros. Quando fizerem isto o orientador pergunta: “Por que destruíram os sonhos dos
outros?” Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não
precisa destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho
será destruído!
18 - Dinâmica: “Patinho Feio”
Materiais: Tiras de papel colante, caneta
Procedimento: Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na
cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas
que a lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão, abrace-me, deixe-me, pisque para
mim, etc etc.....sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me'.
sendo que esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No
final, essa pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixada de lado.
19 - Dinâmica: “do deficiente visual”
Objetivo: Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe.
Materiais: Espaço aberto
Procedimento: Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro,
que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma
música de fundo.
20 - Dinâmica: “da inteligência”
Objetivo: melhorar a percepção
Procedimento: Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles
para que se observem por 2 minutos, depois peça para eles se virarem de costas e
mudarem três coisas em si mesmos e depois desviarem e fazerem com que o parceiro
descubra o que foi mudado. O outro também repete e assim sucessivamente repita por 3
vezes esta dinâmica.
Esta dinâmica poderá ser feita para que nos leve a refletir sobre o quanto estamos
percebendo o outro.
21 - Dinâmica: “da folha de revista”
Material: folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo
Procedimento: Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem
bastante a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente
deixando a folha como era antes.
Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que
uma vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar
para que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil
cicatrizar.
22 - Dinâmica: “do balão”
Material:balões, palitos de dente, uma caixa de bombons ou algum outro prêmio
Procedimento: entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de
dente, pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: “ganha esta caixa de bombons
quem conseguir ficar com o balão sem estourar”. Sem que o instrutor mande, todos os
participantes correm para estourar os balões dos adversários para ganhar a caixa de
bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois o instrutor pergunta: em que
momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas ? E fica com a caixa ou
distribui.
No nosso dia a dia estamos preocupados com o que o outro tem, e queremos “nos dar
bem” destruindo o que é do outro. Devemos nos preocupar com o que é nosso, com
aquilo que Deus nos deu de melhor, e deixar o que Deus deu para o outro com ele.
Essa também é uma dinâmica legal para trabalharmos a questão da inveja e do ciume
dentro das comunidades em relação aos nosso dons que Deus nos dá. A cada um Deus
dá dons diferentes, e cada um deve trabalhar da melhor forma possível com o seu dom, e
não ficarmos nos preocupando com o que o outro fez ou deixou de fazer, de forma a não
gerar a competição dentro das comunidades, equipes e ministérios.
23 - Dinâmica: “da bexiga”
Objetivo: Mostrar que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase
nunca.
Material: bexigas coloridas; fitinha (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com
palavras boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas., vícios,
frustações, felicidade.
Chegue antes para preparar a sala.
Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita
longa, cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar, dessa forma vá
dificultando as bexigas e 'melhorando' as palavras até a última bexiga, no nosso caso foi
Vida Eterna, coloque balas junto com a palavra chave, se ninguém alcançar diga que
pode pedir ajuda um ao outro. Dessa forma as bexigas com as palavras ruins terão as
fitas mais longas, e as de palavras boas terão fitas mais curtas, de forma a dificultar que o
participante pegue, precisando da ajuda do outro.
Assim podemos refletir que para as coisas ruins, sozinhos podemos chegar ao “fundo do
poço”, pois o inimigo irá facilitar isso para nós, mas sozinhos as vezes não conseguimos
sair, e para isso precisamos da ajuda do outro para as coisas boas.
24 - Dinâmica: “Construindo uma fogueira”
Objetivo: mostrar a importância do trabalho em equipe
Material: palitos de sorvete ou de dente
Procedimento: separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5
componentes. Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira.
Cada equipe poderá pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus. O
líder da brincadeira deverá observar e depois ressaltar quem fez o quê em cada grupo e
ressaltar os que tentaram fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram
tentar pegar palitos dos outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e
delegar tarefas igualmente.
A mesagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe (feliz
ou infelizmente) e cada um deverá analisar-se e pensar no que pode estar melhorando.
25 – Dinâmica da “Caça ao tesouro”
Material: Uma caixa, e uma imagem de Jesus dentro da caixa (pode ser um crucifixo, uma
imagem em um papal, de gesso, etc...)
Para essa dinâmica não há limites de participantes. O coordenador da brincadeira
esconde a caixa e pede que todos procurem. Quem encontrar a caixa não poderá abri-la.
O coordenador pede que ele volte e qque abra na frente dos outros participantes para que
também vejam o que há na caixa.
Para essa dinâmica pode ser trabalhada a palavra: São Lucas 12, 34 “Pois onde estiver o
vosso tesouro, ali estará também o vosso coração”.
Que o nossos corações estejam em Deus.
26 - Dinâmica: “União de uma Equipe”
Objetivo: Essa dinâmica trata de como a união em grupo é importante.
Material: Local amplo
Procedimento: O coordenador orienta a todos a se pegarem pelos braços bem apertados
fazendo uma roda, ele sai da roda e tenta entrar, sendo impedido pela união dos braços,
mostra que a união impede idéias contrárias. Em seguida pede que dois do grupo o se
unam a ele aos braços, ele deixa cair-se pedindo que seus companheiros o segurem,
mostrando como um amigo do grupo pode sustentar o outro impedindo que caia!
Dinâmicas de Integração
1 - Anjos da Guarda
Objetivo: Motivar os participantes em sua caminhada de grupo, ajudar a se conhecerem
melhor e conhecerem-se uns aos outros.
Desenvolvimento: A dinâmica é um pouco parecida com "amigo secreto". Se for possível,
deverá acontecer durante o ano todo ou por um longo período.
Pegar os nomes dos participantes, colocar numa pequena caixa, e redistribuir aos
mesmos. A pessoa não poderá pegar seu próprio nome.
Cada um será o "Anjo da Guarda" daquela pessoa que pegou. Deverá mandar
mensagens de otimismo quando ela estiver desanimada, elogiar quando fizer alguma
coisa boa, ou criticar quando a mesma estiver atrapalhando a caminhada do grupo.
O Anjo da Guarda não deverá revelar o seu verdadeiro nome. Usará um pseudônimo ou
apelido. Deverá ter uma caixa onde todos colocarão suas mensagens para serem
distribuídas no final de cada encontro. Depois de um tempo definido pelo grupo deverá
acontecer a revelação dos anjos. Depois poderá fazer um novo sorteio.
2 - O Presente
Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o
mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. Poderão ser
introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação em que vive. A pretensão é
que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum
participante não ser escolhido.
O Presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma
caixa de bombom com o mesmo número de participantes, ou outro que possa ser
distribuído uniformemente no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil
manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativo com um papel
bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo.
Disposição e local: os participantes devem estar em roda ou descontraidamente próximos.
Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): Caros amigos, eu gostaria
de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo
fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande
amiga e companheira e quem eu amo muito. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em
seguida pede um pouquinho de silênco e pede para que a pessoa presenteada leia o
seguinte parágrafo.
O organizador também pode entregar o presente como prêmio de uma brincadeira
realizada anteriormente com o grupo.
OBS.: Se preferir, pode cortar o parágrafo em tiras, como se fosse um pequeno cartão, ao
invés de pedir que esta leia no papel. É uma forma que aumenta a expectativa dos
participantes.
1 - PARABÉNS!
Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é
capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu
para quem você acha mais ALEGRE.
Ao repassar o presente, a pessoa que recebe deve ouvir o parágrafo 2 e assim por diante:
2 - ALEGRIA! ALEGRIA!
Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua
alegria passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.
3 - A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para
demonstrar este talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus
bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o
presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.
4 - O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão grande
riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo,
responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente
a quem você considera AMIGO.
5 - Diz uma música de Milton Nascimento, que "amigo é coisa para se guardar do lado
esquerdo do peito, dentro do coração". Parabéns por ser amigo, mas o presente. . . ainda
não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.
6 - Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente
multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente
a quem acha mais SOLIDÁRIO.
7 - Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO.
Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você
considera BONITO(A).
8 - Parabéns! A beleza torna a presença ainda mais marcante. Mas o presente não será
seu. Passe-o a quem você acha mais OTIMISTA.
9 - Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o
melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser
uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu.
Passe-o a quem você acha COMPETENTE.
11 - Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas
confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem
preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente
ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.
12 - A caridade é como diz São Paulo aos Coríntios: "ainda que eu falasse a língua dos
anjos, se não tiver caridade sou como o bronze, que soa mesmo que conhecesse todos
os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se
não tiver caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios
interesses e está sempre pronta a ajudar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo
suporta, tudo perdoa". Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente.
Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.
13 - Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a
qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em
conviver. Você bem merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você
acha que é um ARTISTA.
19Ministério Jovem – ES
14 - Você que tem o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida,
harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo que faz. Admiramos você
que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha
que tem FÉ.
15 - Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta
tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá
ser feliz. Diz o salmo 26 " O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei
medo?" Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos
homens e na vida e assim será feliz. Mas o presente não é seu, pois você não precisa
dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de LIDERANÇA.
16 - Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com
capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e
confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder,
mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.
17 - Justiça! Foi o que Cristo mais pediu para o seu povo e por isso foi crucificado. Mas
não desanime. Ser justo é colaborar com a transformação de nossa sociedade. Mas já
que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com
todos, desejando-lhes FELICIDADES !
E assim o presente é distribuído entre todos !
3 - Dinâmica do “O que você parece pra mim...”
Material: papel cartão, canetas hidrocor e fita crepe.
Desenvolvimento: Cola-se um cartão nas costas de cada participante com uma fita crepe.
Cada participante deve ficar com uma caneta hidrocor. Ao sinal, os participantes devem
escrever no cartão de cada integrante o que for determinado pelo coordenador da
dinâmica (em forma de uma palavra apenas), exemplos:
1) Qualidade que você destaca nesta pessoa;
2) Defeito ou sentimento que deve ser trabalhado pela pessoa;
3) Nota que cada um daria para determinada característica ou objetivo necessário a
atingir nesta dinâmica.
4 - Dinâmica “Tiro pela Culatra”
Para essa dinãmica será preciso uma pequena caixa. O coordenador da dinâmica
colocará uma música e quando a música parar a pessoa que estiver com a caixa terá que
pagar uma prenda que será escolhida pelo restante do grupo. Quando todos tiverem
escolhido a tarefa, o coordenador dá um novo comando:
Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o colega.
5 - Dinâmica do Emboladão
Esta dinâmica propõe uma maior interação entre os participantes e proporciona observarse a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos
integrantes do grupo.
Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica.
O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a
mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem
aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se
despreocupem com a posição original em que se encontravam). Ao sinal, o Coordenador
pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que
todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as
respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar).
Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como
regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer
o melhor para que esta roda fique totalmente aberta.
Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O
Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente!
6 - Dinâmica do “João Bobo”
Esta dinâmica propõe um "quebra gelo" entre os participantes e também pode ser
observado o nível de confiança que os os participantes têm um no outro:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de
ombro-á-ombro, em um círculo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa
deve fechar os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo
totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mãos ao longo do corpo tocando as
coxas lateralmente, pés pra frente , tronco reto. Todo o corpo fazendo uma linha reta com
a cabeça. Ao sinal, o participante do centro deve soltar seu corpo completamente, de
maneira que
confie nos outros participantes. Estes, porém devem com as palmas das mãos empurrar o
"joão bobo" de volta para o centro. Como o corpo vai estar reto e tenso sempre perderá o
equilíbrio e penderá para um lado. O movimento é repetido por alguns segundos e todos
devem participar ao centro.
7 - Dinâmica da “Sensibilidade”
Dois círculos com números iguais de participantes, um dentro e outro fora. O grupo de
dentro vira para fora e o de fora vira para dentro. Todos devem dar as mãos, sentí-las,
tocá-las bem, estudá-las. Depois, todos do grupo interno devem fechar os olhos e
caminhar dentro do círculo externo. Ao sinal, o Coordenador pede que façam novo círculo
voltado para fora, dentro do respectivo círculo. Ainda com os olhos fechados, proibido
abrí-los, vão tocando de mão em mão para descobrir quem lhe deu a mão anteriormente.
O Grupo de fora é quem deve movimentar-se. Caso ele encontre sua mão correta deve
dizer _Esta ! Se for verdade, a dupla sai e se for mentira, volta a fechar os olhos e tenta
novamente. Obs: Essa dinâmica pode ser feita com outras partes do corpo, ex: Pés,
orelha, olhos, joelhos, etc. Tem o objetivo de melhorar a sensibilidade, concentração e
socialização do grupo.
8 - Dinâmica da “Qualidade”
Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em
uma pessoa. Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro
da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente
a pessoa que tem esta qualidade, justificando.
9 - Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo: Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de
um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números
devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na
barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida.
10 - Dinâmica: “Recital das Almas Gêmeas”
Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a
aproximação entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens
que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá
pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar
que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será por exemplo:
1 - 'eu sou um jardim sem flor';
2- ' eu sou a flor do teu jardim'.
A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas
e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam
recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte.
11 - Dinâmica: “Sombra”
Objetivo: essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação
interpessoal.
Procedimento: Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia,
escolhe um companheiro (centro)e começam a imitar todos os gestos que ele faça, o que
ele fala, como se fossem o sombra dele, deixando um elemento do grupo ao centro.
22Ministério Jovem – ES
12 - Dinâmica: “Salada de Frutas”
Objetivo: memória e concentração
Procedimento: O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta
para um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo
facilitador e uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado
direito da escolhida pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.
Exemplo: Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e
Manga;Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém
erre a seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.
Obs: Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos.
É uma brincadeira simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos
deixando o ambiente e os participantes super descontraídos.
13 - Dinâmica: “Descobrindo as qualidades”
Objetivo: Interação
Materiais: quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta
Procedimento: Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex.
um do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente
deve escrever em um pedaço de papel uma qualidade própria (usando apenas uma
palavra) e entregar para o participante do lado direito, sendo este o componente do grupo
oposto, que deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade do
participante ao lado (grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo o outro
componente do mesmo grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer
também a sua e assim sucessivamente. Enquanto isso o líder do grupo oposto está
dentro do círculo montando um quebra-cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e
ganha o grupo que descobriu mais qualidades do grupo oposto.
14 - Dinâmica: “do General”
Objetivo: descontração... causa muitos risos e simpatia entre os participantes
Procedimento: Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...
Há várias posições nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc...
O general começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o nome
de uma das posições). A pessoa se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse
caso, o General se levanta, e ele continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo
mais baixo não diz senhor ao general)
General - então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor
E assim se procede... até que alguém não se levante, ou levante na hora errada, ou
esqueça de dizer 'senhor' ou diga senhor na hora errada.
Obs: Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também apenas
para um cargo mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais
baixo, e cada pessoa sobe um cargo...Então, começa com o general dizendo 'Passei a
revistar minha tropa(...)'
Obs. 2: O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para
todos os outros participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas
para o cargo mais baixo...
Obs. 3: se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como, ou balde, ou algo
assim...
15 - Dinâmica: “Toca do coelho”
Objetivo: quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente
que haja integração entre o mesmo.
Material:
Procedimento: formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar
as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca,
num determinado momento o instrutor da um sinal e todos os coelhos devem trocar de
toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento o
instrutor fala em voz alta ventania e todos se dispersam como se estivesse ventando.
Após alguns segundos formam novamente grupos de três.
16 - Dinâmica: “do abraço”
Objetivo: O estreitamento dos laços
Material: cestinha, papel, caneta
Procedimento: Escrever os nomes de todos os participantes que já se conheçam mas que
ainda não possuem laços definidos, como grupo de jovens de evangelização, colocar
todos os envelopes em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos
tiverem tirado o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da
pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se e dá um abraço
no colega, e lê o seu papel e assim por diante.
Outros
1 - Dinâmica do “Mestre”
Em círculo os participantes devem escolher uma pessoa para ser o advinhador. Este deve
sair do local. Em seguida os outros devem escolher um mestre para encabeçar os
movimentos/ mímicas. Tudo que o mestre fizer ou disser, todos devem imitar . O
advinhador tem 2 chances para saber quem é o mestre. Se errar volta e se acertar o
mestre vai em seu lugar.
Esta dinâmica busca a criatividade, socialização, desinibição e a coordenação.
2 - Dinâmica do “mímica”
Em círculo os participantes devem estar de posse de um pedaço de papel e caneta. Cada
um deve escrever um substantivo ou adjetivo ou qualquer estipulado pelo Coordenador,
sem permitir que os outros vejam. Em seguida deve-se passar o papel para a pessoa da
direita para que este represente em forma de mímicas. Podendo representar uma palavra
mais fácil, dividí-la e ajuntar com outra para explicar a real palavra escrita pelo
participante, mas é proibido soltar qualquer tipo de som.
3 - Dinâmica do “Pegadinha do Animal”
Entrega-se a cada participante um papel com o nome de um animal, sem ver o do outro.
Em seguida todos ficam em círculo de mãos dadas. Quando o animal for chamado pelo
coordenador, a pessoa correspondente ao animal, deve se agachar tentando abaixar os
colegas da direita e da esquerda. E os outros devem tentar impedir que ele se abaixe.
Obs: todos os animais são iguais, e quando o coordenador chama o nome do animal
todos vão cair de "bumbum" no chão, causando uma grande risada geral.
Objetivo: "quebra gelo" descontração geral.
4 - Dinâmica: A História da “Máquina Registrada”
Exercício de Decisão Grupal
Objetivos:
1. Demonstrar como a busca do consenso melhora a decisão.
2. Explorar o impacto que as suposições têm sobre a decisão.
Tamanho do grupo: Subgrupos formados com cinco a sete membros; sendo possível,
orientar vários subgrupos, simultaneamente.
Tempo exigido: quarenta minutos, aproximadamente.
Material utilizado:
– Uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para cada membro participante e
para cada grupo.
– Lápis ou caneta.
Procedimento:
1. O animador distribui uma cópia da história da “Máquina Registradora” para cada
membro participante que durante sete a dez minutos, deverá ler e assinar as
declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
2. A seguir, serão formados subgrupos de cinco a sete membros, recebendo cada
subgrupo uma cópia da história da “Máquina Registradora”, para um trabalho de
consenso de grupo, durante doze a quinze minutos, registrando novamente as
declarações consideradas verdadeiras, falsas ou desconhecidas.
3. O animador, a seguir, anuncia as respostas corretas. (a declaração número 3 é
falsa, e a do número 6 é verdadeira, e todas as demais são desconhecidas).
4. Em continuação, haverá um breve comentário acerca da experiência vivida,
focalizando-se sobretudo o impacto que as suposições causam sobre a decisão e
os valores do grupo.
Exercício da “Máquina Registradora”
A HISTÓRIA: Um negociante acaba de acender as luzes de uma loja de calçados, quando
surge um homem pedindo dinheiro. O proprietário abre uma máquina registradora. O
conteúdo da máquina registradora é retirado e o homem corre. Um membro da polícia é
imediatamente avisado.
Declaração acerca da história: Verdadeiro – Falso - Desconhecido
1. Um homem apareceu assim que o proprietário acendeu as luzes de sua loja de
calçados........... V F ?
2. O ladrão foi um homem......... V F ?
3. O homem não pediu dinheiro.......... V F ?
4. O homem que abriu a máquina registradora era o proprietário.................V F ?
5. O proprietário da loja de calçados retirou o conteúdo da máquina registradora e
fugiu........V F ?
6. Alguém abriu uma máquina registradora......... V F ?
7. Depois que o homem que pediu o dinheiro apanhou o conteúdo da máquina
registradora, fugiu....... V F ?
8. Embora houvesse dinheiro na máquina registradora, a história não diz a
quantidade............ V F ?
9. O ladrão pediu dinheiro ao proprietário .................. V F ?
10.A história registra uma série de acontecimentos que envolveu três pessoas: o
proprietário, um homem que pediu dinheiro é um membro da polícia ............ V F ?
11.Os seguintes acontecimentos da história são verdadeiros: alguém pediu dinheiro –
uma máquina registradora foi aberta – seu dinheiro foi retirado ...... V F ?
5 - Dinâmica: Sorriso Milionário
Material: bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada
bolinha vale R$1.000,00. O coordenador distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas
de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado
o sinal os participantes deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar
em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode
sorrir. Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem
terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.
6 - Dinâmica: “Cabra cega no curral”
Material: Pedaço de papel em branco, caneta, saco plastico, pano preto para cobrir os
olhos e cadeiras.
Procedimento:
Organização: Escreva tarefas para serem realizadas pelos participantes; recorte-ás e as
coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas; faça um círculo com as
cadeiras e coloque os participantes nas mesmas; escolha o primeiro participante e
coloque o pano sobre os seus olhos; coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo
que perca a direção inicial; o participante deverá ir para qualquer direção de modo que
encoste em outra que estará sentada, esta não deverá sair do lugar. O participante que
for tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o
participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos participem.
7 - Dinâmica: “do papel”
Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel
para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela
quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai
logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar
um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai
responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem
sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado
direito todos juntos. Aí começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em
seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor
escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na
RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a
sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo
causando muitos risos!
8 - Dinâmica: “da Pergunta Certa”
Objetivo: Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia.
Material: papel e fita crepe
Procedimento: Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas
participantes. Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma
pessoa famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que esta escrito,
então ganha a dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas
costas, para ajudá-los eles poderão fazer perguntas entre si como por exemplo 'a pessoa
é loira?', mas as respostas só poderão ser sim ou não.
9 - Dinâmica: “do objeto pessoal”
Objetivo: Comprometimento
Material: Objeto pessoal,
Procedimento: Solicitar ao grupo que traga de sua residência qualquer objeto de muito
apego (valor emocional). Fazer um sorteio (como se fosse amigo secreto) e trocar os
objetos. O coordenador estabelecerá um período (1 semana) para que um guarde o
objeto do outro com muito carinho e troque bilhetinhos a fim de descobrir segredos sobre
o colega e o objeto. Na data marcada, estes destrocarão seus pertences contando um
pouco do que descobriram do outro e do objeto deste, além do cuidado especial que
tiveram com o objeto.
Exemplo: certa vez uma colaboradora trouxe um pacote de doce e entregou para a
colega, a outra comeu tudo e no dia não tinha nada para falar nem para devolver para a
amiga.
Sugestão: pode ser feito com plantas.
10 - Dinâmica: “da calha”
Objetivo: Percepção + trabalho em equipe+disciplina
Material: Cortar tiras de cartolina (larga+/- 15cm e 50cm de cumprimento), bolinha
pequena e balde.
Procedimento: Levar a bolinha até o balde numa tira de cartolina
Dividir a equipe em dois grupos. Marcar um ponto de partida e o tempo (30 seg) para
conduzirem a bolinha da partida até o balde (analisar a distância de acordo com o número
de participantes) com algumas observações:
– Os participantes não poderão deixar a bolinha voltar na cartolina, sempre que isso
ocorrer a bolinha volta ao início (largada).
– Deverão conduzir a bolinha dentro das tiras de cartolina em formato de calha.
O grupo deverá ter a percepção que ficando um ao lado do outro a bolinha chegará ao
balde.
Assim que a equipe chegar a essa percepção, dificultar afastando o balde para mais
distante, para que estes percebam a necessidade de sair do lugar e ir para o final
colocando a calha ao lado do amigo e assim sucessivamente até que a bolinha chegue ao
balde.
11 - Dinâmica: “da confiança”
Objetivo: confiança que temos que ter no amigo do trabalho, espirito de equipe e valoriza-
ção de pessoas.
Material: Espaço físico
Procedimento: Pedir para o grupo de posicionarem um de costas para o outro, mas
devem encostar mesmo, ombro a ombro. Em seguida pedir para que cada dupla se
abaixe até o chão sem colocar as mãos no chão. Alguns vão cair, outros vão conseguir,
esta dinâmica é muito engraçada e é recomendada a aplicação para um dia em que se
espera um maravilhoso faturamento. Fechar falando da confiança que temos que ter no
amigo do trabalho, espirito de equipe e valorização de pessoas.