Como Pregar para Jovens

 

 
- Esta formação não substitui em hipótese nenhuma a formação de pregadores do 
ministério de pregação, ou seja, este projeto visa dar aos pregadores jovens uma 
direção para pregar aos jovens. 
- O jovem tem uma necessidade diferenciada e ao mesmo tempo é muito exigente, 
ou seja, é aquele que mais quer seu direito e que menos quer exercer seu dever. Por 
isso Deus chama também jovens para falar para sua juventude, porque o jovem tem a 
linguagem, enfrenta os mesmos desafios, passa pelas mesmas experiências.
- Um chamado da igreja: “Sois jovens da Igreja. Por isso Eu vos envio para a grande 
missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este mundo errantes, 
como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens. Convidai-os para que 
venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de esperança e de amor; 
encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente amados, acolhidos, com plena 
possibilidade de realizar-se. Que também eles e elas descubram os caminhos seguros 
dos Mandamentos e por eles cheguem até Deus”. (Bento XVI, no encontro com os 
Jovens no Pacaembu em Maio de 2007)
O chamado que o Papa faz a juventude é muito específico: Evangelizar os outros 
jovens, que andam perdidos, no erro (errantes). Pra isso nos chama a pregação. Nos 
chama com todo vigor de nossa juventude para anunciarmos Cristo crucificado e 
ressuscitado. Nossa missão é ser uma voz, assim como João Batista (Mt 3, 3), ser a 
voz que anuncia a salvação através de Jesus, nossa missão é convidar, porque como 
jovens, estamos no mesmo meio, estudamos juntos, trabalhamos juntos, vivemos no 
mesmo “mundo”, por isso, nosso testemunho tem força, tem a força da juventude, 
porque somos fortes e a palavra de Deus permanece em nós (I Jo 2, 14).
É preciso assumir com o coração essa missão. A missão de evangelizar a juventude 
que anda perdida é dada para os jovens que se encontraram com Jesus. É preciso 
testemunhar essa experiência, a grande experiência da conversão, a grande 
experiência do amor a Cristo.
Em 2007 a CNBB publicou um documento sobre Evangelização da Juventude (EvJ), 
onde ela trata repetidas vezes do termo “Protagonismo dos Jovens”. Isso quer dizer, 
em tudo aquilo que for feito para a evangelização dos jovens, seja em algum 
movimento ou mesmo numa pastoral o jovem precisa estar à frente, ou seja, jovem 
deve coordenar jovem, jovem deve organizar os meios de evangelização pra jovem, 
jovem deve pregar para jovem.
A igreja da América se pronunciou diversas vezes sobre os jovens. Em 1968, no 
CELAM de Medellín, os bispos diagnosticaram que os jovens não se identificam com a 
igreja porque não se sentem convidados a participar, identificaram ainda os jovens 
como sendo sinceros, autênticos e com boa aceitação do diferente. Em Medellín os
bispos chamam a juventude de “símbolo da Igreja”, chamada a uma constante 
renovação de si mesma. Em 1979, no CELAM de Puebla, os bispos chamam a 
atenção para algumas características dos jovens: espírito de aventura, capacidade 
criadora, o desejo de liberdade e o fato de serem sinal de alegria e felicidade, exigindo 
autenticidade e simplicidade. Dizem nossos pastores que o papel da juventude no 
corpo social da Igreja é dinamizar este corpo. A igreja deixa claro que confia nos 
jovens, sendo eles sua esperança. Em Puebla a Igreja da América Latina faz a opção 
preferencial pelos jovens, no aspecto de pastoreio e evangelização. Em 1992 em 
Santo Domingo O CELAM reafirmou a opção preferencial pelos Jovens, e pede uma maior inserção dos jovens na evangelização, promovendo o protagonismo dos jovens 
e anunciando que o Deus da Vida ama os jovens.
A Igreja não trata os jovens como o futuro da Igreja e sim como o presente, Portanto, 
“na evangelização da juventude está em jogo o presente e o futuro da Igreja” (EvJ, n. 
70), que “evangeliza e precisa ser continuamente ser evangelizada”. (EvJ, n. 69)
 
Vamos a algumas características:
 
1- Dinâmico: O jovem não gosta de nada parado, quer algo 
inesperado. É interessante que o jovem não seja somente um expectador, é 
bom que ele participe, que a mente dele funcione durante a pregação. Quando 
se faz uma dinâmica o jovem precisa prestar atenção pra saber o que vai 
acontecer, e, muitas vezes ele mesmo vai entender aquilo que foi feito. “O 
jovem necessita encontrar instrumentos, pessoas e momentos que o marquem 
profundamente, provocando nele o desejo de verdadeira mudança.” (EvJ, n. 
120) Pra isso o pregador jovem precisa ser criativo, é preciso então buscar 
todas essas dinâmica através da intimidade com Deus, que se consegue 
através da oração, porque “o jovem só é criativo quando se sente a vontade 
com Deus e amado por Ele.” (EvJ, n. 121)
 
2- Feliz: Para anunciar aos jovens, precisamos ter uma alegria 
contagiante, pois aí está o que o jovem procura: felicidade. “Vivei sempre 
contentes” (I Tes 5, 16), para isso, “Orai sem cessar” (I Tes 5, 17). Enquanto o 
mundo oferece euforia, Jesus oferece alegria. Isso precisa estar estampado em 
nossa face, essa alegria que vem do Senhor, a alegria no Servir. Em todos os 
momentos é preciso viver contente, quando sou convidado para pregar em um 
grande encontro, com muitas pessoas, mas quando sou chamado a pregar 
num grupo bem pequeno, numa reunião de equipe, é preciso manter a mesma 
alegria. Nossa felicidade está no serviço ao Senhor, Jesus é nossa festa, 
portanto, estar servindo-o já é o motivo suficiente pra estarmos alegres, não 
importando o porte do evento. Na alegria de um jovem que prega, o jovem que 
escuta vê a esperança de experimentar também dessa alegria, por isso “o 
jovem é o evangelizador privilegiado de outros jovens” (EvJ, n. 63), porque o 
jovem que está sentado tem a oportunidade de se ver na condição daquele que 
prega.
3- Conhecimento: Podemos usar as palavras do profeta Oséias de 
forma adaptada: “Os jovens perecem por falta de conhecimento” (Os 4, 6). É 
preciso buscar conhecer a palavra de Deus. “Da palavra da sagrada escritura 
se nutre salutarmente e santamente floresce o ministério da palavra, a saber, a 
Pregação...” (CIC, n. 132) “Desconhecer a escritura é desconhecer Jesus 
Cristo e renunciar a anunciá-lo... é condição indispensável o conhecimento 
profundo e vivencial, da Palavra de Deus... Do contrário, como vão anunciar 
uma mensagem cujo conteúdo e espírito não conhecem profundamente? É 
preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida na 
rocha da Palavra de Deus.” (DAp, n. 247) O pregador jovem precisa ser firme e 
corajoso. Essa ordem que foi tantas vezes dada na história é dada ainda hoje, 
mas não existe firmeza se não há convicção. Portanto, o pregador que não 
estiver certo do que fala, passa a incerteza para aqueles que o ouvem. Sem 
certeza e sem convicção não há coragem, portanto, sem conhecimento da 
palavra e da doutrina da Igreja, não existirá pregador firme e corajoso, vai 
existir sempre aquele que fala porque precisa dizer algo e não o que fala 
porque tem algo a dizer. “São de grande valia as leituras teológicas, Espirituais e documentos da Igreja como instrumento para o fortalecimento e crescimento 
da Fé. A Leitura da vida dos santos e de seus escritos pode contribuir 
enormemente para despertar ou alimentar a vida dos jovens que hoje, sentem 
necessidade de modelos, líderes, testemunhos. Na história da nossa igreja 
temos muitos santos e bem aventurados jovens como, por exemplo: Inês, 
Tarcísio, Domingos Sávio, Albertina Berkenbrock e outros. A devoção aos 
santos lembra aos jovens a sua vocação à santidade.” (EvJ, n. 128)
 
4- Saber enxergar as entrelinhas: Com base na palavra de Deus, 
poderemos ver além do lógico, ver aquilo que precisa ser anunciado. É preciso 
colocar na realidade da assembléia que lhe escuta o conteúdo da mensagem 
bíblica lida. Existem muitos pontos de reflexão numa passagem bíblica, como a 
do filho pródigo por exemplo (Luc 15, 11-32), não podemos abordar numa 
mesma pregação todos os seus pontos, é preciso discernir qual o ponto que a 
assembléia local precisa viver naquela pregação. Por isso é muito importante 
conhecer a realidade na qual se vai pregar. Ex: Pedro andando sobre as águas 
onde começa a afundar (humildade). Outro fato: Os hipócritas 
(fariseu/saduceus) levaram a prostituta para ser apedrejada. Os nossos 
inimigos (dificuldades) precisam nos levar para Deus. 
 
5- Pregar o querigma: jovem quando está iniciando, precisa ouvir 
o 1º anúncio. “O Jovem necessita que falemos não somente de um Deus que 
vem de fora, mas de um Deus que é real dentro dele em seu modo juvenil de 
ser alegre, dinâmico, criativo e ousado.” (EvJ, n. 80) O jovem precisa se sentir 
amado, reconhecer que Jesus dá a salvação e que Ele é o único Senhor. É
claro que não devemos permanecer apenas no primeiro no anúncio, o jovem 
precisa ser bem formado na fé, ter uma fé amadurecida, mas antes de 
qualquer coisa, precisa se encontrar com Jesus, caminho, verdade e vida. 
Anunciar o querigma envolve experiência de vida, só se pode anunciar o que 
se vive, portanto, é missão dos jovens pregadores transmitirem em suas 
pregações a experiência de Cristo que eles tiveram. A Juventude precisa se 
apaixonar por Jesus, pra isso precisa conhecê-lo, pra então aceitarem sua 
salvação, seu senhorio, seu Espírito. Assim como Deus enviou Paulo aos 
pagãos para anunciar Jesus ressuscitado (Atos 13, 2-3), hoje o senhor envia 
os jovens para evangelizar os jovens, e foi bem claro usando a voz do nosso 
amado Papa Bento XVI: ““Sois jovens da Igreja. Por isso Eu vos envio para a 
grande missão de evangelizar os jovens e as jovens, que andam por este 
mundo errantes, como ovelhas sem pastor. Sede os apóstolos dos jovens.
Convidai-os para que venham convosco, façam a mesma experiência de fé, de 
esperança e de amor; encontrem-se com Jesus, para se sentirem realmente 
amados, acolhidos, com plena possibilidade de realizar-se.” Esse é o grande 
Desejo da Igreja, ver “Jovens evangelizando Jovens” (EvJ, n. 120). O Senhor 
quer falar para os jovens através dos jovens, porque de fato “Deus nos fala 
através do Jovem. (EvJ, n. 81) Não podemos esquecer que, “na base da 
evangelização está a força do anúncio querigmático. O poder do Espírito e da 
palavra contagia as pessoas e as leva a escutar Jesus Cristo, a crer n’Ele 
como seu Salvador, a reconhecê-lo como quem dá pleno significado a suas 
vidas e a seguir seus passos.” (DAp, n. 279) 
 
6- Testemunhar: Desde que seja, Breve, atual e objetivo. (bife) 
Contar...O testemunho precisa ser dado com prudência, muitas vezes vivemos 
coisas difíceis até de se falar delas, precisa discernir se o testemunho não vai 
escandalizar os ouvintes. Não devemos ficar lembrando de como era nossa 
vida de pecado, nem falar como se existisse um saudosismo. Testemunhar é dizer o que Deus fez e como estou agora. O testemunho traz esperança para 
os ouvintes, se Deus fez com um, certamente fará com o outro, por isso, o 
testemunho precisa ser verídico, deixe claro quando é história e quando é 
testemunho, não misture as coisas, não devemos aumentar nem mudar os 
fatos, testemunha-se o que aconteceu.
 
7- Precisa ter e levar: empolgação, entusiasmo, força, coragem, 
alegria...
 
8- Assumir a unção ministerial: Você foi o escolhido, eleito, a 
autoridade e a unção está com você, só precisa tomar posse.
9- Vida de santidade: “O verdadeiro missionário é o Santo, o 
chamado a missão deriva do chamado a santidade. Todo missionário só o é, 
autenticamente, se se empenhar no caminho de santidade.” (RM, n.90) A única 
forma de pregar com autoridade é vivendo aquilo que se prega. É preciso antes 
de qualquer coisa ser testemunha, e testemunha é aquele que viveu. Num 
processo judicial, o testemunho que tem mais valor é aquele de quem esteve 
lá, de quem viveu aquele episódio. Portanto, na pregação, somente aquele que 
vive terá autoridade para pregar, como diz o apóstolo do Amor, os apóstolos 
deram o testemunho do que viram, do que ouviram, do que suas mãos 
apalparam (I Jo, 1-2). “O homem contemporâneo acredita mais nas 
testemunhas do que nos mestres” (EN, n.41) “O homem crê mais na 
experiência do que na doutrina, mais na vida e nos fatos do que nas teorias. O 
Testemunho de vida Cristã é a primeira e insubstituível forma de missão.” (RM, 
n. 42) Portanto, o que a gente faz fala muito mais do que só falar. Por isso a 
Palavra precisa virar carne na minha carne, é preciso viver o evangelho, assim 
teremos autoridade para pregá-lo. “A Evangelização exige testemunho de vida, 
anúncio de Jesus Cristo e adesão a Ele, adesão à comunidade, participação na 
missão da Igreja e transformação da sociedade.” (EvJ, n. 8)
 
10- Ser cheio do Espírito: “Verdadeiramente o Espírito Santo é o 
protagonista de toda a missão.” (RM, n. 21) Os jovens precisam sentir a unção 
do Espírito através das palavras que são ditas na pregação. A juventude 
precisa de unção, o que tocará no coração é a unção. A palavra proclamada 
tem autoridade, porque é de Deus, se aquele que proclama a Palavra fala na 
unção do Espírito de Deus, milagres irão surgir nas pregações, e sentiremos a 
mesma experiência de Pedro, que ao pregar, aqueles que recebiam sua 
palavra eram batizados. (Atos 2, 41) Com a força do Espírito o evangelho será 
anunciado com ousadia e intrepidez, nossa oração precisa ser como dos 
apóstolos, pedindo o desassombro para anunciar a Jesus Cristo (Atos 4, 29), 
porque devemos “resistir a tentação de reduzir ou manipular a mensagem do 
evangelho para ganhar mais adpetos” (EvJ, 21), a verdade precisa ser dita.
 
11- Obediência e amor a Igreja: é preciso buscar conhecer e 
assimilar os documentos do magistério da Igreja, principalmente aqueles que 
tocam a juventude diretamente, além dos que são específicos, deve-se 
observar ainda o que a igreja diz sobre a internet e meios de comunicação em 
geral, sobre a evangelização, sobre família, sobre Maria, sobre eucaristia, entre 
outras coisas. São realidades que tocam de forma direta a juventude, portanto 
é preciso conhecer o que a Igreja fala sobre isso, para que esse seja o 
conteúdo da nossa pregação. Não podemos pregar em desacordo com aquilo 
que a Igreja ensina. Devemos testemunhar o amor a santa Igreja e pregar a 
sua doutrina, não pregamos nada de nós mesmos, mas em concordância com a Palavra de Deus, com a Sagrada Tradição e com o Magistério (concílios, 
encíclicas, exortações apostólicas, conclusões de conferências, etc.). Na 
América latina, além de observar os documentos do Vaticano, precisamos nos 
atentar àqueles redigidos pelo CELAM (Conferência Episcopal Latino 
Americana) e os documentos redigidos pela CNBB (Conferência Nacional dos 
Bispos do Brasil), e ainda existem documentos próprios de cada diocese. Esse 
conteúdo é de suma importância, pois trata de forma mais direta de nossa 
realidade. Precisamos vivenciar as moções vividas em cada tempo pela RCC, 
o movimento em que estamos inseridos, observando e vivendo na unidade 
com o movimento e a igreja as moções para cada tempo, em comunhão 
sempre com o Ministério Jovem, que caminha em unidade e obediência a 
RCC. Não podemos pregar nosso conteúdo, e sim o conteúdo de Cristo, que é 
guardado pela Igreja, no santo Magistério. Precisamos testemunhar e viver 
esse amor pela Igreja, muitos jovens têm dificuldade de se inserir em grupos 
religiosos, nossa cultura implanta a idéia da não-religião, os jovens assimilam a 
idéia de Deus, mas têm dificuldade de se encaixar num grupo religioso por 
achar que deverá seguir regras apenas e irá perder sua liberdade, tão 
desejada entre os jovens. “Muitos jovens têm dificuldade para entender que 
eles são Igreja ou não se sentem acolhidos nas comunidades.” (EvJ, n. 67) Por 
isso, na pregação precisa transparecer esse amor sólido e verdadeiro pela 
Igreja. Sou Católico e amo a Igreja, e amar é Igreja é bom demais!
                   EvJ = Evangelização da Juventude, publicações da CNBB, documento 3, 2007.
                   DAp = Documento de Aparecida (CELAM 2007)
                   RM = Redemptoris Missio
                   EN = Exortação Apostólica Evangelii Nuntiandi (Paulo VI)
                   CIC = Catecismo da Igreja Católica
Carlos Maximiliano
Coordenador Estadual do Ministério Jovem
Grupo de Oração Poder de Deus